Colégio

O Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações, foi autorizado a funcionar pela Secretaria de Estado de Educação, em 06 de abril de 1971.

Em 1977, recebeu o nome de Colégio Universitário de Aplicação da Universidade Vale do Rio Verde para ministrar a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, ao estudo, observação, prática e estágio docente dos alunos dos cursos de licenciatura; aos trabalhos de pesquisa na área pedagógica; e ao estudo de experimentação e processos de ensino e currículos pedagógicos.

O início das suas atividades deu-se após o instrumento legal de autorização, em 22 de outubro de 1977, integrante da rede privada de ensino. A partir de 2002 passou a denominar-se, Colégio Universitário de Aplicação da UninCor, Professor Dr. José Maria Ferreira Maciel de Ensino Fundamental e Médio e Educação Infantil.

Em fevereiro de 2012 funcionaram no Colégio os Cursos de Segurança do Trabalho e Prótese Dentária, em meados de 2015 iniciou-se a segunda turma do Curso de Prótese dentária. Atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade.

Este ano de 2016 entrou em funcionamento o Berçário para crianças de 4 meses a 2 anos e a Escola Integral que atende alunos de 2 a 8 anos.

Atualmente o Colégio de Aplicação conta com mais de 500 alunos no berçário, escola integral, ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. Sua missão é de contribuir para a formação de sujeitos solidários, críticos, socialmente responsáveis, sensíveis, felizes em um processo contínuo de humanização e valorização do homem. E a visão do Colégio de Aplicação é uma prática pedagógica baseada nos quatro pilares básicos apontados pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade atual, formando alunos capazes de: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver juntos e aprender a ser.

Colégio Universitário de Aplicação da UNINCOR “Prof. José Maria Ferreira Maciel de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissionalizante.

O Colégio Universitário de Aplicação da UNINCOR norteia a sua prática pedagógica nos quatro pilares básicos apontados pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade atual:

1 – aprender a conhecer,
2 – aprender a fazer,
3 – aprender a conviver juntos,
4 – aprender a ser.

Baseados nesta perspectiva inovadora, desenvolver as potencialidades cognitivas e relacionais são nossos desafios. Vivemos hoje em uma sociedade dinâmica. Em cada momento é colocado, à nossa frente, um universo novo e fascinante que exige disposição, competência e parceria para o enfrentamento, fazendo do aluno do nosso Colégio um ser atuante no cotidiano da Escola.

No Colégio Universitário de Aplicação da UNINCOR, o aprender não é um ato descontextualizado. Trata-se de um compromisso com a vida, buscando, a cada momento, ao longo desses anos, contribuir para uma sociedade melhor, desafiando os nossos alunos a serem agentes de transformação.

Colégio Universitário de Aplicação da UNINCOR “Prof. José Maria Ferreira Maciel de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissionalizante

COMO CONQUISTAR NOSSA MISSÃO

Cabe à Escola:

1. Avaliar sistematicamente a prática pedagógica.
2. Analisar procedimentos, buscar novas opções para manter o processo de ensino aprendizagem sempre em movimento, para atingir uma educação de qualidade.
3. Gerar, com competência, mudanças no processo de aquisição do saber cognitivo e emocional.
4. Analisar as sugestões de alunos, pais, professores para enriquecimento do Projeto Pedagógico.

Cabe ao professor:

1. Participar da elaboração da proposta pedagógica.
2. Fazer uso de metodologias coerentes com a proposta pedagógica da escola.
3. Zelar pela aprendizagem qualitativa e quantitativa do aluno estabelecendo, quando necessário, estratégias de recuperação continuada.
4. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
5. Manter atitudes de conduta ético-social e profissional.
6. Responsabilizar-se pela disciplina em sala de aula.
7. Buscar aprimoramento e atualização nos conteúdos específicos à sua área em recursos técnico-metodológicos.
8. Dar sugestões para enriquecimento do Projeto pedagógico.
9. Participar dos projetos do Colégio, bem como de reuniões pedagógicas e comemorações escolares.

Cabe ao aluno:

1. Reconhecer-se como pessoa em desenvolvimento individual e coletivo.
2. Refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, comprometendo-se com os resultados obtidos ante a Escola e a Família.
3. Aprender com competência e autonomia cognitiva e emocional.
4. Ser pontual, assíduo e cumprir todas as atividades programadas.
5. Dar sugestões para enriquecimento do projeto Pedagógico.
6. Cumprir com todas as regras deste Manual.

Cabe à Família:

1. Acompanhar o processo ensino e aprendizagem de seu filho.
2. Manter contato contínuo com a Equipe Pedagógica.
3. Participar das reuniões, encontros e atividades extras programadas.
4. Dar sugestões para enriquecimento do Projeto Pedagógico.
5. Comparecer à escola, quando solicitada.

    • igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;
    • liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento,  a arte e o saber;
    • pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
    • pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
    • respeito à liberdade e aos direitos;
    • valorização do profissional da educação escolar;
    • garantia de padrão de qualidade;
    • valorização da experiência extraescolar;
    • vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Diretora: Flávia de Carvalho Silva

Vice-Diretora: Maysa Maria Castilho Ramos Bíscaro

Assessora de Comunicação e Marketing: Talise Miranda Tiso Andrade

Coordenadora Pedagógica: Beatriz de Fátima Carvalho Marins

Coordenadora Pedagógica Educação Infantil e Ensino Fundamental I: Maria Helena Roda

Assessora Pedagógica: Carla Aparecida Nabak Acerbi

Secretária: Maria Amélia Andrade

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