Cronograma de Avaliações

Cronograma de Avaliações AV1 N1 G5

Cronograma de Avaliações AV1 N1 G4

Cronograma de Avaliações AV1 N1 G3

Cronograma de Avaliações AV1 N1 G2   Excepcionalmente, devido ao recesso de Carnaval, as provas serão aplicadas na quinta-feira (07/03).

Cronograma de avaliações AV1 N1 G1

Informações sobre o Sistema de avaliação do Colégio de Aplicação.

Sistema Trimestral (Ensino Fundamental e Médio)

• 1º Trimestre: 30 pontos N1 (Nota 1)
  • 2º Trimestre: 35 pontos N2 (Nota 2)
  • 3º Trimestre: 35 pontos N3 (Nota 3)

Total: 100 pontos

Atenção às datas de início e término de cada trimestre. Dúvidas em relação aos boletins devem ser sanadas com a Equipe Pedagógica logo após a entrega.

Trimestre Início Término Nº dias letivos
N1 04/02 10/05 67
N2 11/05 23/08 63
N3 24/08 06/12 70
Total 200 dias

Sábados letivos:

16/03  – Para 2ª feira
13/04 – Para 6ª feira
11/05 – Para 2ª feira
06/07 – Para 3ª feira
10/08 – Para 4ª feira
07/09  – Para 5ª feira
28/09 – Para 6ª feira

Sistema de Avaliação para EFI, EFII e EM

Cada etapa [N1, N2 e N3] é dividida em AV1 E AV2 [avaliação 1 e avaliação 2], simulados, atividades independentes e nota da ficha de avaliação. Sendo a nota final a somatória de todos os instrumentos avaliativos.

Atividade Avaliativa N1 N2 N3
Valor 30 pontos 35 pontos 35 pontos
Média 18 pontos 21 pontos 21 pontos
AV1 9 pontos 11 pontos 11 pontos
AV2 9 pontos 11 pontos 11 pontos
Simulado 4 pontos 4 pontos 4 pontos
Atividades Independentes 5 pontos 6 pontos 6 pontos
Ficha  individual 3 pontos 3 pontos 3 pontos

EFI – As avaliações AV1 e AV2 ocorrerão em horário de aula normal [semana de avaliações].

EFII (6º ao 8º ano) – As avaliações AV1 e AV2 ocorrerão nos 2 primeiros horários do matutino ,  normalmente na 4ª feira, podendo ter ajustes conforme feriados/recessos, recuperação, simulados, eventos ou término  do trimestre. Acompanhe o calendário. Após avaliações, as aulas do dia transcorrerão normalmente.

9º ano e E.M. – As avaliações AV1 e AV2 ocorrerão nos 3 primeiros horários do vespertino, normalmente na 4ª feira, podendo ter ajustes conforme feriados/recessos, recuperação, simulados, eventos ou término  do trimestre. Acompanhe o calendário. A medida que os alunos forem terminando, estarão dispensados.

Para EFI – Cronograma individual para cada série.

Para EFII  – Para os 6ºs, 7ºs e 8ºs anos, as avaliações serão divididas em Grupos:  G1, G2, G3, G4 e G5

G1: História e Espanhol

G2: Língua Portuguesa e Formação Humana

G3: Produção Textual e Educação Física

G4: Ciências, Práticas Laboratoriais e Inglês

G5: Matemática e  Geografia.

*** Formação Humana, Ciências 2 [Práticas Laboratoriais] e Educação Física seguirão orientações dos professores sobre o instrumento avaliativo – poderá ser apresentação de trabalho,  participação em projeto ou avaliação.

Para EFII  – Para os 9ºs anos as avaliações serão  divididas em Grupos: G1, G2, G3, G4 e G5

G1: História, Espanhol e Química

G2: L. Portuguesa, Form. Humana e Física

G3: Produção Textual e Educação Física

G4: Ciências, Práticas Laboratoriais e Inglês

G5: Matemática, Geografia e Artes

*** Formação Humana, Práticas Laboratoriais e Educação Física seguirão orientações dos professores sobre o instrumento avaliativo – poderá ser apresentação de trabalho,  participação em projeto ou avaliação.

Para EM– As avaliações serão divididas em Grupos: G1, G2, G3, G4 e G5

G1: História, Espanhol e  Química

G2: Língua Portuguesa, Sociologia e Física

G3: Produção Textual, e Educação Física

G4: Biologia, Práticas Laboratoriais, Inglês  e Filosofia

G5: Matemática, Geografia, Literatura e Artes

*** Questões Contemporâneas será  interdisciplinar com Produção Textual

*** Práticas Laboratoriais e Educação Física seguirão orientações dos professores sobre o instrumento avaliativo – poderá ser apresentação de trabalho,  participação em projeto ou avaliação.

• Simulado, Segunda Chamada e Prova de Recuperação: horário especial.
  • Será promovido à série posterior o aluno que obtiver o mínimo de 60 pontos em cada conteúdo curricular no ano letivo.
  • É exigida a frequência mínima de 75% do total de horas letivas, de cada série, em todas as disciplinas, para fins de promoção.

Na N1 e N2 será oferecida a RECUPERAÇÃO, sendo um trabalho no valor de 20% e uma avaliação no valor de 80%, totalizando o valor total daquele trimestre. O trabalho deverá será feito em sala de aula juntamente com o professor.

Na N3 será oferecida a RECUPERAÇÃO onde o aluno fará uma avaliação somente, no valor de 35 pontos. Não será oferecido trabalho.

O aluno que usar do recurso da RECUPERAÇÃO não poderá ultrapassar a média do trimestre.

Ao final dos 3 trimestres  o aluno que não conseguir 60 pontos para aprovação, terá a oportunidade de fazer a RECUPERAÇÃO FINAL, onde serão anulados todos os pontos adquiridos durante o ano letivo. Na RECUPERAÇÃO FINAL será oferecido um trabalho no valor de 30 pontos [será feito em casa] e uma avaliação no valor de 70 pontos.  O aluno que usar do recurso da RECUPLERAÇÃO FINAL não poderá ultrapassar a média de 60%. Só entra para a recuperação final o aluno que obtiver, no mínimo, 30 pontos na somatória final em cada disciplina.

Recuperação:

Trabalho Avaliação Conteúdos
N1 30 pontos 6 pontos

[valor 20%]

24 pontos

[valor 80%]

N1
N2 35 pontos 7 pontos

[valor 20%]

28 pontos

[valor 80%]

N2
N3 35 pontos 35 pontos N3
Recup.

100 pontos 30 pontos

[valor 30%]

70 pontos

[valor 70%]

N1, N2 e N3
* O aluno só poderá recuperar 60% dos pontos do trimestre.

Caso o aluno, na recuperação final fique em mais disciplinas permitidas, o mesmo sofrerá REPROVAÇÃO DIRETA.

QUANTIDADE PERMITIDA DE DISCIPLINAS POR SEGMENTO
EF I e II 4 disciplinas
EM 5 disciplinas

Caso o aluno falte na data marcada para a prova de recuperação, o aluno ficará com a nota obtida no trimestre, pois não temos 2ª chamada dos mesmos.