Dia da Água

Em comemoração ao Dia da Água, o Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos convidou os estudantes do Ensino Médio e egressos do ano passado para participar do lançamento do e-book do ‘II Encontro Regional Sustentabilidade em Recursos Hídricos – O que você faz pelo seu rio?’ que reuniu produções de mestrandos e dos jovens pesquisadores do Colégio de Aplicação.

Os artigos foram desenvolvidos em parceria com os alunos que desenvolveram Iniciação Científica como forma de estimular interesse dos estudantes pela pesquisa já na Educação Básica. Durante todo o ano de 2018, os alunos participaram de palestras e encontros com pesquisadores e desenvolveram estudos sobre Recursos Hídricos, Energias Limpas e Sustentáveis, inclusive apresentando os banners dos projetos durante a XXXV Mostra Científica do Colégio de Aplicação. Os quatro trabalhos selecionados para a publicação do e-book trazem análises e propostas relacionadas ao biogás, estação de tratamento de água, reutilização da água e proteção de águas subterrâneas.

No lançamento, os alunos tiveram a oportunidade de contar um pouco da experiência no desenvolvimento dos trabalhos, relataram como a Iniciação Científica trouxe amadurecimento e disciplina na prática dos estudos e compartilharam com os colegas a emoção de ter um artigo selecionado para publicação científica ainda no Ensino Médio. O e-book está disponível no link https://bit.ly/2TRKXNT

O Colégio de Aplicação parabeniza os alunos e egressos que tiveram o artigo publicado no e-book e também todos que têm participado e aproveitado a oportunidade de se tornar jovens pesquisadores através do projeto. Que este seja um incentivo para que nossos alunos compreendam que através da educação é possível alcançar grandes sonhos e promover melhorias na forma como nos relacionamos em sociedade e com o mundo.