Projetos Cartas

Estudantes participam de projeto e desenvolvem a escrita através de Cartas

Encontro entre as turmas será realizado neste sábado, 01, no Via Café Garden Shopping, em Varginha.

Promovendo a criatividade e a produção textual e resgatando um hábito cada vez menos comum no imediatista mundo da tecnologia, principalmente para os adolescentes da Geração Z, estudantes dos 8º e 9º anos do Colégio de Aplicação de Três Corações tiveram uma “nova” experiência neste trimestre ao participarem do Projeto “Cartas Correspondidas, Amizades Criadas!”.

Durante o período, eles aprenderam sobre o gênero Carta e colocaram em prática se correspondendo com alunos do Colégio Logos, de Varginha. A proposta da professora de português Thaíza Helena Moura, idealizadora do projeto, foi de incentivar os alunos a desenvolverem a escrita e fazer novas amizades. “Nós entendemos que a tecnologia é importante e necessária, mas eles precisam aprender sobre os outros gêneros literários, desenvolver a linguagem de outras formas, buscar também uma comunicação menos virtual. Nesse projeto, eles tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa e também trocar experiências e conhecer gente nova”, avaliou a professora. A estudante do 9º ano, Lana Carvalho de Oliveira, viu na iniciativa uma oportunidade fazer amigos e desenvolver melhor assuntos do dia a dia. “Nunca tinha enviado cartas antes. Foi bastante interessante porque hoje em dia a gente se comunica só pela internet. Para escrever a carta é preciso se dedicar, ficar mais atento, pensar para escrever e contar coisas legais sobre nosso cotidiano”, comentou.

Na primeira fase do projeto, para se familiarizarem com o estilo, os alunos trocaram cartas entre si e, também, com os próprios pais, como forma de treinar a narrativa. “Escrever é um exercício. É preciso praticar para aprimorar. Nós buscamos estimular os alunos a pensarem melhor sobre o que escrevem, o conteúdo da informação e desenvolver a ortografia, os aspectos pontuais e gramaticais que têm se perdido um pouco devido à praticidade que a internet oferece e que é válida, porém, eles não podem se esquecer também da importância da linguagem formal”. A estudante Thays Ferreira de Oliveira Souza conta que “foi uma experiência emocionante. Isso gerou mais proximidade entre a gente em casa, deu mais abertura para conversar sobre o que coisas que a gente sente, que acontecem durante o dia e que tínhamos dito nas cartas”.

A culminância do projeto será um encontro entre os mais de 130 alunos envolvidos, que ocorrerá neste sábado, 1º de julho, a partir das 10h, no Via Café Garden Shopping, em Varginha. Além de se conhecerem pessoalmente, os alunos terão apresentações culturais de música, contação de histórias e espaço para leitura.