Novo Ensino Médio

Novo ensino médio integrado com o mercado de trabalho.

Novo ensino médio

O Colégio de Aplicação está preparado para iniciar o novo ensino médio, modelo mais arrojado, alinhado às metas de modernização do ensino do colégio. A mudança no antigo modelo de escola para um sistema mais avançado e ajustado à escola do futuro, já é um objetivo do Aplicação e o novo ensino médio inaugura uma nova fase.    

Novo ensino médio integrado com o mercado de trabalho

No Colégio de Aplicação os alunos terão a oportunidade de fazer uma imersão no mercado de trabalho utilizando ferramentas, recursos e infraestrutura do mundo real, ainda no ensino médio.  

O foco do novo modelo é a prática, e o colégio tem toda a estrutura necessária para oferecer ao aluno a melhor experiência voltada ao mundo do trabalho. A integração com os cursos da UninCor e com setores da sociedade, como empresas, norteará os futuros profissionais em sua caminhada. 

Integração com a universidade

Um dos maiores diferenciais do Colégio de Aplicação é o fato de ser um colégio universitário, que conta com o apoio da Universidade UninCor. Os itinerários formativos oferecidos pelo colégio serão trabalhados por meio de projetos integrados com aproveitamento dos mais de 30 laboratórios da UninCor, o que trará a melhor experiência aos alunos.  

Projeto de Vida e Carreira

Tem como objetivo estimular os estudantes a projetarem seu futuro com orientação vocacional e apoio especializado de profissionais da Psicologia e de áreas diversas. 

O aluno receberá todo o suporte para que construa seu projeto de vida: “quem eu sou” e “quem eu quero ser”, definindo metas e estratégias  para alcançarem seus objetivos. O futuro e as aspirações profissionais de cada aluno são nosso projeto também.  

As aulas de PNL, orientação vocacional e a constante atuação da equipe pedagógica inserem o estudante em um processo gradual, contínuo, intencional, lógico e reflexivo na construção de seu projeto de vida. 

Promover autonomia e valorizar pontos fortes do aluno

O Colégio de Aplicação estimula a autonomia dos estudantes, e por meio dela eles escolhem de maneira consciente e responsável os itinerários, dialogando com seus anseios e aptidões. 

Os alunos serão instigados a trabalharem com projetos práticos e integrados, com empresas parceiras, para que mergulhem com agressividade e ousadia no mercado de trabalho, nessa fase escolar.

Uma das prioridades do colégio é potencializar os pontos fortes dos estudantes.  

Material didático

As mudanças não param por aí. O Colégio de Aplicação vai começar o ano de 2022 com material didático novo e revolucionário.  

Afinal, o que é o novo ensino médio?

É um modelo aprovado por lei em 2017, e é uma reformulação do que se praticava, visando a modernização do ensino.

Principais mudanças

A carga horária obrigatória por ano, que era de 800 horas, passa a ser de 1.000 horas anuais a partir de 2022. 

Outra mudança significativa será no conteúdo. Uma parte dele será composto por matérias tradicionais, que contemplarão todos os alunos, mas 40% da carga horária será dedicada a conteúdos que o aluno terá liberdade de escolher quais quer estudar e aprofundar, os chamados itinerários formativos. 

De acordo com o Ministério da Educação, em 2022 escolas públicas e particulares devem aplicar o novo modelo no 1° ano do ensino médio; em 2023 devem incluir o 2° ano e em 2024 o novo modelo deve contemplar todas as etapas do ensino médio.