Temas abordados nas Reuniões de Pais do Colégio (de 18 a 21/05)

Queridos pais e responsáveis, acompanhe os principais temas apresentados e sugeridos na Reunião de Pais do Colégio de Aplicação.

Prezados pais ou responsáveis, o Colégio de Aplicação continua propondo soluções de estudos através da plataforma de aprendizagem e reavaliando situações identificadas pela equipe pedagógica, professores, pais e responsáveis. Após as reuniões virtuais, realizadas na última semana, ficam definidos os pontos a seguir:

Reposição de aulas: nossa coordenação pedagógica acompanha diariamente as instruções do governo do Estado e Federal, organizações de saúde, sindicatos e conselhos de educação sobre previsão de retorno das aulas presenciais. Por enquanto, estamos fazendo algumas projeções e analisando possibilidades a serem implementadas, porém, só divulgaremos um novo calendário de reposição e adequação do cronograma escolar após definição sobre data de retorno presencial. Neste momento, continuamos com nossas atividades pela plataforma de aprendizagem conforme temos realizado desde o início do isolamento social.

Férias: o período de férias escolares, segue o calendário previsto de 20 a 31 de julho. Alteração/antecipação de datas de recessos serão avisadas previamente caso ocorram.

Avaliações: As avaliações fazem parte do nosso método de ensino. Elas foram readequadas durante o período com pontuações fracionadas em forma de trabalhos e provas (E.F. II e E.Médio) e atividades pedagógicas com os alunos (EF I). Entendemos que este é um momento de adaptação e, portanto, respeitamos a limitação de cada família. Após o regresso das aulas presenciais, haverá um período de avaliação diagnóstica, respeitando a dinâmica de cada aluno/turma, e assim realizarmos um nivelamento na aprendizagem de cada turma com atividades revisionais. Após isso, serão oferecidas as segundas chamadas das provas que não puderam ser realizadas pelos alunos neste período.

Conteúdos e habilidades: a educação à distância através da plataforma de aprendizagem requer uma dinâmica diferente da presencial. Através do ambiente virtual, o professor, ancorado nas atividades propostas pelo nosso sistema de ensino, avalia o desenvolvimento do aluno, não só através da realização das atividades como também da autonomia do estudante, a busca por conhecimento, disciplina de estudos, acessos ao material disponível, participação, etc., não apenas o conteúdo da apostila. Portanto, neste período, tão importante quanto a assimilação de conhecimento, é fundamental atentarmos também ao interesse e ao desenvolvimento do aluno enquanto estudante. Todos estes aspectos estão sendo levados em consideração pelo professor e equipe pedagógica.

Apoio Psicológico: neste tempo de adaptação, é normal enfrentarmos alguns problemas de convivência, comportamento, disciplina, concentração, ansiedade e desmotivação, por exemplo.  Nossa equipe do apoio psicológico está à disposição de pais e alunos para orientar e buscar alternativas para este momento para auxiliar nos estudos, na rotina e também no convívio familiar. Na plataforma, foram criadas para todas as turmas uma sala virtual chamada ‘Apoio Psicológico’ para os alunos acessarem caso necessitem do serviço. Se preferirem, vocês podem também buscar contato diretamente pelo telefone 035 9 8452 1590, falar com Valquíria, de 8h às 18h.

Questões pontuais além do que foi apresentado podem ser discutidas e propostas diretamente com a equipe pedagógica e a direção.

Nossos canais de comunicação continuam abertos para quaisquer necessidades dos pais. Os links de contato estão em nosso site do Colégio, onde também inserimos informações sobre direcionamentos do colégio. Nossas redes sociais também trazem informações de interesse da comunidade escolar. Seguem os canais de informação:

Site: www.colegioaplicacaotc.com.br
Whatsapp: 035 9 9196 0027